Lido
As piscinas do Lido são, provavelmente, o complexo balnear mais famoso do Funchal e também um dos melhores da Região. Com duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, tem ainda acesso ao mar para os que preferem as ondas naturais do oceano.
Este complexo balnear possui: espreguiçadeiras, guarda-sóis, piscina e mar, parque infantil, mesas de ping-pong, centro de mergulho, toboggan, loja de artigos de praia, balneários, fraldário, WC, restaurante, três bares, posto de informação turística, estacionamentos, cacifos, posto de primeiros-socorros, nadador-salvador… Um sem número de facilidades!
É importante referir que as águas do complexo balnear do Lido foram galardoadas com a Bandeira Azul da Comunidade Europeia, o que atesta a sua qualidade.
O Lido é por excelência a zona mais turística da Madeira e oferece outros serviços como bancos, hotéis, bares, pubs e restaurantes, sendo o eleito por portugueses e estrangeiros.
Ponta Gorda
Este é o mais recente complexo balnear construído na ilha da Madeira. Com uma localização privilegiada na bonita promenade do Lido-Praia Formosa, dispõe de facilidades e têm cativado os que o visitam. Das inúmeras infraestruturas de que é dotada, a Ponta Gorda disponibiliza aos visitantes duas piscinas para adultos, uma para crianças, acesso ao mar, campos de areia para a prática de desportos, parque infantil, bar, WC, balneários, espreguiçadeiras, guarda-sóis e posto de primeiros socorros.
Sob o olhar atento do nadador-salvador, crianças e adultos têm assegurada a sua segurança.
Se puder, dê um passeio na promenade. Acredite que vale a pena!
Praia Formosa
A praia Formosa fica perto do centro do Funchal, apenas a 10 minutos de carro e tem três pequenas praias de areia e uma de calhau, conhecidas por Nova, Formosa, dos Namorados e Areeiro.
Se é do tipo aventureiro, tente andar no calhau. Mas tenha cuidado, porque ele é traiçoeiro e pode chegar à água mesmo antes de o sentir!
No Verão, esta praia chama todo o tipo de amantes do mar, não só por causa do mar e do sol, mas também por causa das atividades desportivas, concursos e da vida noturna que oferece.
A qualidade da água do mar é certificada pela Bandeira Azul, garantida pela Câmara Municipal do Funchal e a segurança está a cargo de uma equipa de nadadores-salvadores.
Entre as muitas facilidades encontra três postos médicos, um parque infantil para crianças dos 2 aos 12 anos, estacionamento, WC, balneários, bares e diversas infraestruturas para a prática de desportos.
Há duas boas razões para visitar o Calhau da Lapa: a garantia de encontrar águas cotadas entre as mais limpas da Madeira e o silêncio que reina nesta praia.
Situada no Campanário e enterrada no fundo de uma descida íngreme, oferece as águas como recompensa aos que desafiam as leis do corpo e enveredam pelos trilhos difíceis.
Aconselhamos o uso de uns sapatos confortáveis e a exclusão total de sandálias quando iniciar a descida para o Calhau da Lapa. Até sensivelmente a meio do percurso a vereda é calcetada, mas a partir daí a descida passa a ser de terra. A paisagem é árida no lado da terra, mas o horizonte é todo ele azul-mar, e a esperança de um merecido mergulho incentiva a continuar.
Ribeira Brava
Esta praia está excelentemente localizada e dispõe de boas condições para tomar banho e apanhar sol. Fica no centro da Ribeira Brava, perto de todos os restaurantes e bares.
Entre as várias facilidades pode encontrar dois campos de areia, um destinado ao vólei e outro ao futebol e/ou andebol, caiaques, restaurante e bar, casa de banho, nadador-salvador e bote salva-vidas.
Ponta do Sol
Tal como o nome indica, a Ponta do Sol tem muito, muito sol! Famosa pelas suas condições climatéricas amenas durante todo o ano, este local encanta turistas e locais com as suas águas temperadas e um povo acolhedor, sempre contente por o ver!
Esta praia de calhau, apesar de não ter Bandeira Azul, apresenta resultados quinzenais que comprovam a qualidade da água.
Os balneários são razoáveis e apesar da oferta a nível de infra-estruturas não ser muito grande, uma coisa é garantida: não encontrará praia nas redondezas que lhe ofereça um dia de praia mais calmo!
Estacionar aqui não é problema. O parque dentro do túnel, que com o novo acesso à vila perdeu a utilidade, é mais do que satisfatório.
A Ponta do Sol continua definitivamente a ser uma boa opção!
Madalena do Mar
Este sítio esteve, em tempos, sobrepovoado com tendas de campismo, que já não se encontram lá. O espaço, outrora ocupado por essas tendas, alberga agora um campo de vólei, restaurante/bar, duches e, claro, a maravilhosa praia. Ideal para apanhar sol, oferece águas cristalinas, temperaturas amenas e um mar com fraca ondulação.
Calheta
A Calheta é uma zona encantadora à beira-mar com uma praia de areia concebida pelo homem, bares, balneários, primeiros-socorros e uma grande marina. Esta praia oferece uma grande variedade de actividades náuticas (canoagem, aluguer de pranchas de windsurf e catamarans) e águas mornas e cristalinas. A areia que aqui se encontra foi trazida de Marrocos e, numa quantidade bastante mais reduzida, da Figueira da Foz.
Na avenida principal que dá acesso à praia encontra bons restaurantes especializados em peixe. Estes restaurantes servem iguarias como os grelhadas mistos de peixe, pratos variados de mariscos e especialidades locais que podem ser acompanhadas com um bom vinho branco ou tinto ou um 'shandy' (cerveja com 7'Up).
Uma vez que aos fins de semana esta praia costuma ser bastante procurada (é uma das poucas praias de areia na ilha), recomendamos que a visite durante a semana no caso de preferir mais privacidade.
Jardim do Mar
E eis-nos chegados ao paraíso dos surfistas! O Jardim do Mar, com as suas praias, portinho, enseada e ponta jardim, tem sido eleito por aqueles que procuram fugir à confusão citadina do Funchal.
Estas praias ganharam uma dimensão diferente nos panoramas nacional e internacional com a realização do Campeonato Mundial de Surf, que tem espalhado o nome do Jardim do Mar pelos quatro cantos do globo. Durante quase todo o ano é possível assistir às acrobacias dos surfistas na “Ponta Jardim”.
Sem contar com quaisquer infra-estruturas, o Jardim do Mar atrai principalmente pela sua paisagem envolvente e pelo seu isolamento. Aqui é só você, o mar e as montanhas.
Paul do Mar
Este não é definitivamente um bom exemplo de praia. Não tem nadador-salvador, estacionamento, serviço de restauração, casa de banho, posto de primeiros-socorros, balneários, cacifos, não dispõe de infra-estruturas adequadas aos visitantes.
Por esta altura deve estar a pensar o que faz uma praia destas listada aqui? Não se esqueça que não há 'bela sem senão' ou, neste caso, 'senão sem bela'. De facto, a praia do Paul do Mar, também conhecida como a praia da Ribeira das Galinhas, é ideal para quem procura um local tranquilo. Com excelentes condições para apanhar sol, esta praia tem a vantagem de nunca estar demasiado cheia.
Outro dos públicos que prefere esta praia é o que se dedica à pesca desportiva. Os alvos são maioritariamente o bodião e, junto às rochas, as famosas lapas!
Passe aqui um dia longe do 'stress' citadino!
Porto Moniz
A principal atração desta vila da costa norte é sem dúvida as piscinas naturais, que se 'deitam' entre bizarras rochas de lava e que são enchidas pela maré com águas cristalinas.
Não só pelas excelentes condições de banho que oferecem, mas também pela sua extrema beleza, estas piscinas são ideais para relaxar, nadar, apanhar sol ou apenas para uma visita.
Aqui a praia foi pensada para todos: o complexo balnear conta com um parque infantil e acessos para deficientes.
O espaço é vigiado por cinco nadadores-salvadores e oferece excelentes condições: balneários com cacifos para guardarmos os bens pessoais, excelentes condições de higiene, parque de estacionamento, bar e posto de primeiros-socorros.
Um sítio a não perder, principalmente porque a viagem até lá é simplesmente deslumbrante.
Ponta Delgada
Ponta Delgada, uma localidade da costa norte junto ao mar, conta agora com um complexo balnear que inclui duas piscinas de água salgada, solários, bar, balneários e serviços de primeiros-socorros. Devido à construção dum enrocamento foi possível criar uma praia numa pequena baía protegida.
O complexo balnear na Ribeira do Faial inclui uma piscina natural, área de restauração, balneários, primeiros-socorros e um vasto solário. Dispõe ainda de um campo de desportos de areia que está apto a receber campeonatos internacionais de futebol, andebol e voleibol de praia e ainda de um campo multiusos para a prática de outras actividades.
Perto desta praia, encontra ainda uma pista de karting reservada aos amantes dos desportos motorizados.
O novo complexo balnear do Caniçal abriu em 2003 e conta com duas piscinas de água salgada, uma para adultos e outra para crianças, e dois acessos ao mar.
Este pequeno, mas atractivo, complexo inclui ainda um snack bar com um terraço cujas vistas se perdem para além do mar. Possui, ainda, balneários, espreguiçadeiras e chapéus de sol.
A Prainha situa-se perto da encantadora Ponta de São Lourenço. Esta pequena maravilha, feita de areia negra, parece contrariar a realidade das praias de calhau madeirenses. Bem diferente também é a paisagem que a rodeia. Longe dos verdes a que a ilha nos habituou, encontrará uma paisagem árida, pintada de amarelos, castanhos e laranjas.
Pontos fortes? O facto de ser de areia, de ter WC, balneários, serviço de restauração, guarda-sóis e espreguiçadeiras.
Pontos fracos? Principalmente o difícil acesso à praia e a falta de vigilância.
Claro que aos fins de semana a situação é um pouco “crítica”, uma vez que os que trabalham durante a semana aproveitam para descansar, e que melhor sítio para o fazer do que na praia?
Localizada perto do aeroporto, a bonita baía de Machico tem uma maravilhosa praia e boas facilidades para tomar banho e apanhar sol.
Também feita de calhau, como quase todas as praias da Madeira, esta praia é a eleita pelos madeirenses durante o verão, verificando grande afluência aos fins de semana.
Os mais pequeninos dispõem de duas piscinas, que ficam relativamente afastadas do mar.
Para além de outras infraestruturas de apoio aos visitantes, tais como serviços de restauração e bar/café, a praia de Machico dispõe de balneários, duches, recintos para futebol e vólei de praia, motas de água, aluguer de espreguiçadeiras e guarda-sóis e parque de estacionamento.
A segurança é garantida por dois nadadores-salvadores e um vigilante e também pelo posto de primeiros-socorros, sempre pronto a prestar assistência.
Recentemente a população de Machico acolheu uma nova praia de areia dourada, uma maravilhosa extensão de areia suave criada na parte oriental da baía de Machico, que se junta ao charme desta encantadora cidade histórica.
Aquaparque de Santa Cruz
A ilha da Madeira fica melhor a cada dia que passa e isso deve-se, em parte, aos investimentos realizados na construção de novas facilidades tanto para os habitantes locais como para os que visitam a ilha. Um dos investimentos mais recentes é o aquaparque construído em Santa Cruz. Esta infraestrutura, com capacidade para mais de mil pessoas, inclui cinco escorregas, quatro pistas rápidas e outros tantos tanques de receção, duas piscinas (uma delas reservada aos mais pequenos), um rio lento, um bar e balneários. Pequenos e graúdos desfrutarão, com certeza, de momentos de grande diversão no Aquaparque de Santa Cruz!
Santa Cruz
Esta praia, localizada em Santa Cruz, é muito procurada no Verão. Se tem crianças à procura de diversão, então esta é a escolha ideal! Especialmente voltada para os mais novos, esta praia tem insufláveis em plástico rijo, gratuitos, que fazem a delícia das crianças. Uma ilha do tesouro com um dragão a valer e uma escalada, digna de verdadeiros alpinistas, garantem entretenimento por umas boas horas. E enquanto eles brincam, pode ficar descansada a apanhar sol porque este espaço é vigiado por dois jovens.
Esta praia encontra-se dividida em duas áreas: a zona das piscinas, aberta entre as 9 e as 19, e a praia de calhau, sem horário de funcionamento. Aqui pode andar nas gaivotas gratuitamente e passear ao longo da promenade.
A praia das Palmeiras conta ainda com nadador-salvador, posto de primeiros socorros e uma área de restauração.
Ora aqui está um bom exemplo de como uma praia pequenina pode ser um cantinho do paraíso! Com as comodidades necessárias, mas sem “luxos”, este é um ponto de encontro com a natureza.
Situada no Caniço, a praia dos Reis Magos conta com águas claras e limpas (qualidade comprovada pela Bandeira Azul), sendo a segurança dos banhistas assegurada por dois nadadores-salvadores e por um posto de primeiros-socorros.
Estacionar nesta zona também não será problema. Há muito espaço disponível no recinto localizado por cima da praia.
São muitas as facilidades que podem encontrar aqui: espaço para a prática de desporto, casa de banho para deficientes, nadador-salvador, palhotas, restaurante e bar.
Galo Mar
O Galo faz parte do primeiro complexo turístico da área do Caniço. Das muitas atrações oferecidas pode desfrutar da piscina de água salgada, do centro de mergulho (Manta Diving Center) e do elevador com vista para o exterior.
Este é um sítio muito agradável que, apesar de se encontrar numa zona ventosa, se encontra protegido pelas montanhas que o rodeiam.
Com serviço de bar, jogos diversos, piscina infantil, balneários, casas de banho, nadador-salvador, posto médico e Bandeira Azul, o único senão do Galo parece ser o estacionamento. Em dias de maior afluência é muito provável que perca algum tempo à procura de um lugar para estacionar.
Para além destas facilidades, encontra um restaurante de peixe muito agradável, uma loja de pão, um mini mercado, algumas lojas e uma esplanada onde pode terminar a sua tarde tomando uma bebida fresca, enquanto aprecia o bonito pôr-do-sol.
Barreirinha
O complexo da Barreirinha, situado na Zona Velha da cidade, oferece boas condições aos seus visitantes e a qualidade da água é certificada pela Bandeira Azul. Todo o complexo é vigiado por um nadador-salvador e conta com um posto médico.
Com uma piscina para as crianças e acesso ao mar, a Barreirinha dispõe ainda de WC, balneários, cacifos, bar, guarda-sóis, espreguiçadeiras, parque infantil e posto de primeiros-socorros.
Virada para o porto, mesmo ao lado do Forte de São Tiago, esta é sempre uma boa opção para dar um mergulho, principalmente durante a semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário